Pesquisadores

Prof. Dr. Antonio Otaviano Vieira Junior
Universidade Federal do Pará

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (1994), mestrado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997), doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2002) e pós-doutorado em História na Universidade de Lisboa (2006). Bolsista de Produtividade do CNPQ (2009). Atualmente participa do Grupo de Pesquisa Demografia & História, em colaboração com a Universidade Federal do Paraná, é professor Associado na Faculdade de História da Universidade Federal do Pará, coordena o Centro de Memória da Amazônia/UFPA e é líder do Grupo de Pesquisa População, Família e Migração na Amazônia. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da América Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: história,demografia, família, inquisição e Sertão.

Prof.ª Dr.ª Cristina Donza Cancela
Universidade Federal do Pará

É doutora em História pela Universidade de São Paulo-USP, possui mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas -UNICAMP, sendo graduada em História pela Universidade Federal do Pará-UFPA. Atualmente é professora da Faculdade de História do IFCH/UFPA, Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia, Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Tem experiência na área de estudos de História da Família, Migração, Gênero e Sexualidade. Participa como vice-líder do Grupo de pesquisa do CNPQ "População, Família e Migração na Amazônia" e como membro dos Grupos de Pesquisa do CNPQ "Cidade, Aldeia e Patrimônio", e "Grupo de Estudos e Pesquisa Eneida de Morais sobre Mulher e Gênero"- GEPEM.

Prof.ª Dr.ª Casimira Grandi
Universidade de Trento (Itália)
Prof.ª Dr.ª Conceição Maria da Rocha Almeida
Universidade Federal do Pará

Conceicao Maria Rocha de Almeida concluiu a Especialização em História Social da Amazônia pela Universidade Federal do Pará em 1994. Mestre em História Social da Amazônia pela Universidade Federal do Pará desde 2006. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em História, na Puc/Sp. Atualmente é Professor Classe D Nivel 304 da Universidade Federal do Pará. Publicou 6 trabalhos em Anais de eventos. Possui 3 Capítulos de Livros Publicados. Possui 9 itens de Producão Técnica. Participou de 18 eventos no Brasil. Em 2004 Participou de um Projeto de Pesquisa. Atua aa Aréa de História. Em suas Atividades Profissionais Interagiu com 5 Colaboradores em Co-Autorias de Trabalhos Científicos. Em Seu Currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da Produção Cientifica, Tecnológica e Artistico-Cultural São: Genero, Cidade, Historia Das Mulheres, Historia, Historia Social, Representacao, Violencia, Educacao, Literatura e Acontecimento.

Prof. Dr. João dos Santos Ramalho Cosme
Universidade Federal do Pará

Possui doutorado pela Universidade de Lisboa (1995). Atualmente é Professor Auxiliar da Universidade de Lisboa. Tem experiência na área de Demografia , com ênfase em Demografia Histórica.

Prof.ª Dr.ª Maria de Nazaré Sarges
Universidade Federal do Pará

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Pará (1968), mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1990) e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império, atuando principalmente nos seguintes temas: Belém, cidade, Amazônia, belle époque e Antônio Lemos.

Estudantes de Pós-Graduação

Alex de Andrade Raiol
Universidade Federal do Pará

Possui graduação em História (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal do Pará (2010), tendo sido bolsista do Centro de Memória da Amazônia/UFPA, Arquivo Público do Estado do Pará e do Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA). Possui experiência na área de História Social, atuando nos seguintes temas: família e gênero. Atualmente é Mestrando em História - UFPA

Daniel Souza Barroso
Universidade Federal do Pará

Mestrando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia, da Universidade Federal do Pará - instituição na qual também se graduou igualmente em História. Bolsista de mestrado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Membro dos Grupos de Pesquisa "Demografia & História" (UFPR/CNPq) e "População, Família e Migração na Amazônia" (UFPA/CNPq). É autor de capítulos de livro e de artigos publicados em revistas especializadas de História e Demografia. Suas pesquisas buscam conexões entre a História da Família e a Demografia Histórica.

Helder Bruno Palheta Ângelo
Universidade Federal do Pará

É mestrando em História pela Universidade Federal do Pará, com ênfase em História Social da Amazônia, sendo bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará. Possui experiência nas áreas de História e Arqueologia Histórica, atuando principalmente nos seguintes temas: arqueologia, cultura material, engenhos e história da família.

Luiz Antônio Valente Guimarães
Universidade Federal do Pará

Possui graduação em história pela Universidade Federal do Pará (1994), especialização em História e Cidade pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA, Universidade Federal do Pará (1996), mestre em História Social da Amazônia pela Universidade Federal do Pará (2006). Atualmente é professor da Escola Municipal de Ensino Básico Prof. Aloysio da Costa Chaves. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Amazônia, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura material, cidade de Belém sec. XIX, família e mobilidade populacional.

Marília Cunha Imbiriba dos Santos
Universidade Federal do Pará

Licenciada em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2009). Cursa Bacharelado em História na Universidade Federal do Pará. É membro do grupo de pesquisa População, família e migraçao na Amazônia (UFPA/CNPq). Suas áreas de interesse são: Família, migração, população, gênero, infância e Inquisição. Atualmente é mestranda em História - UFPA

Graduação

Anndrea Caroliny da Costa Tavares
Universidade Federal do Pará

Graduanda do Curso de Licenciatura/Bacharelado em História pela Universidade Federal do Pará. Bolsista de Iniciação Científica no projeto Imigração portuguesa e alianças matrimoniais: patrimônio, casamento e famílias em Belém (c. 1850- c.1920), e estudante participante do grupo de Pesquisa População Família e Migração na Amazônia (UFPA/CNPq), sob liderança do Profº. Drº. Antônio Otaviano Vieira Junior.

João Antônio Fonseca Lacerda Lima
Universidade Federal do Pará

Graduando em História pela Universidade Federal do Pará, bolsista de iniciação científica do projeto Familiares do Santo Ofício no Grão-Pará e Maranhão: Uma análise demográfica a partir da Reconstituição de famílias no século XVIII.

Rebeca Magalhães Alves
Universidade Federal do Pará

Atualmente é bolsista do Centro de Memória da Amazônia-UFPA.