Fotos
Pré-Inscritos

Prezados Pré-Inscritos,

Antes de qualquer coisa, agradecemos seu interesse em participar do IV Simpósio Nacional de História da População. Devido ao grande fluxo de (pré-)inscrições e as vagas limitadas do evento, informamos que, para garantir de fato as suas vagas, vocês devem efetuar suas inscrições até, no máximo, às 8h e 30min de terça-feira, 18/10. A partir desse horário, não poderemos mais assegurar suas inscrições.

Atenciosamente,

 

A Comissão Organizadora

 

A Sessão de Pôsteres será composta pelos seguintes trabalhos:

 

Ana Tereza Tomiko Hidaka Os infortúnios e a repatriação portuguesa

Andrey Maciel Castro Imigração libanesa na Amazônia no início do século XX: aspectos econômicos e sociais

Anndrea Caroliny da Costa Tavares Imigrantes portugueses e suas redes de sociabilidade: os recursos da informática para a interpretação e cruzamento de fontes

César Pinto da Silva Breves apontamentos sobre a migração nordestina: distintas experiências e conflitos sociais em terras paraenses (1889-1928)

David Costa Correia Silva, Carlos Eduardo Rodrigues Martins e Suellen Souza Ramos Relação entre crescimento econômico, energia e população no Brasil (1840-2000)

João Antônio Fonseca Lacerda Lima e Marília Cunha Imbiriba dos Santos Fonte inquisitorial e reconstituição de famílias no Grão-Pará do século XVIII: desafios e possibilidades

Programação
Solenidade de abertura do Evento

Data: 18/11

Horário: 09:30h

Local: Auditório Setorial Básico II – UFPA |Clique aqui para ver o mapa|

Segundo Dia

Data: 19/11

Horário: 08:00h

Local: Auditório Setorial Básico II – UFPA |Clique aqui para ver o mapa|

Terceiro Dia

Dia: 20/11

Horário: 08:00h

Local: Auditório Setorial Básico II – UFPA |Clique aqui para ver o mapa|

Quarto Dia

Dia: 21/11

Horário: 08:00h

Local: Centro de Memória da Amazônia |Clique aqui para Saber como Chegar|

Dedicado à memória da
Professora Eni de Mesquita Samara

 

O IV SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA POPULAÇÃO tem como propósito ampliar e disseminar a demografia histórica e a história das populações como área de conhecimento no Brasil. Desde 2005, quando foi realizado o I SIMPÓSIO em Curitiba, o evento tem aumentado em importância, bem como refletido uma significativa dinamização de suas atividades. Em função do êxito das edições anteriores, e objetivando a maior divulgação do tema, o evento acontecerá pela primeira vez na Amazônia. A quarta edição irá ocorrer em Belém, nas dependências da Universidade Federal do Pará (UFPA), entre os dias 18 e 21 de outubro de 2011.

A realização do IV SIMPÓSIO situa-se num triplo esforço. Em primeiro lugar, objetiva fomentar os estudos acerca da História da Família e da População na Amazônia, que apresentaram grande crescimento a partir da realização do Seminário Nacional de História e Demografia em Belém, no ano de 2007, e das políticas de incentivo à pesquisa na área por parte da Faculdade de História e do Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia da UFPA. Em segundo lugar, visa incrementar a articulação do GT População e História aos demais grupos de trabalho da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP), notadamente o GT Migração. Em terceiro lugar, pretende aproximar as discussões sobre a demografia histórica desenvolvidas na ABEP àquelas desenvolvidas na Asociación Latino Americana de Población (ALAP).

Nesse sentido, busca-se com o evento fortalecer os estudos relacionados à História da População, que considerem múltiplas realidades. Eis um momento onde diferentes pesquisadores têm a possibilidade de conhecer diferentes comportamentos populacionais em diferentes regiões e períodos no Brasil, na Argentina e em Portugal. Um momento onde o debate se fortalece, pois evidencia generalidades e considera especificidades.